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O que é uma dieta Low Carb?

É um estilo alimentar que restringe (não corta!) carboidratos. Há muitas variações de uma dieta de baixo carboidrato, Low Carb: dieta Paleo, dieta Cetogênica, dieta LCHF, dieta Atkins, Whole 30, entre outras. São apenas metodologias diferentes e todas funcionam pelo mesmo motivo, que é a redução de carboidratos.

 

Quais os benefícios do Low Carb?

Saciedade, aqui vamos nós! Trocar o “combustível” do corpo do carboidrato para as gorduras naturais além de dar mais energia, nos sacia por muito mais tempo e, por conta disso, nos auxilia no emagrecimento.
O colesterol do bem. Uma alimentação rica em gorduras naturais e baixa em carbos aumenta os níveis do HDL, o colesterol bom que ajuda na redução de doenças cardíacas.


Sem problemas com a glicose. Quando comemos carboidratos eles se transformam em açúcar na corrente sanguínea, elevando a insulina e auxiliando na ativação do acúmulo de gordura corporal.
Com o low carb os níveis de insulina reduzem, ajudando tanto no emagrecimento como na diminuição de doenças relacionadas ao aumento da insulina.

 

Quanto posso comer diariamente na dieta Low Carb?

Em uma dieta de baixo carboidrato, Low Carb, o melhor é contar a quantidade de carboidratos líquidos consumida no dia:
Precisa perder mais de 10kg? Procure não ultrapassar a faixa dos 20g de carbo líquido.
Quer perder menos de 10kg? Consuma em torno de 35g a 40g de carbo líquido por dia.

 

O que são carboidratos?

São açúcares presentes não só no pão, bolo ou macarrão como em frutas, legumes e verduras. Isso não significa que você deva cortar verduras, legumes ou frutas da alimentação, mas escolher consumir o que tenha menos carboidrato.

 

Não conte calorias. Para quem fez isso a vida toda é difícil, mas vamos desconstruir isso aí, hein? Cuide dos carboidratos, sem se preocupar com calorias.

Pese-se! Sem medo, veja seu peso e trace suas metas. Escolha a frequência da pesagem (eu, por exemplo, me peso sempre a cada 2 ou 3 dias) e, claro, invista em uma balança.

 

Não esqueça de tirar medidas. Além de monitorar os avanços no peso, é legal anotar as medidas. Pode ser na mesma frequência que for escolhida para a pesagem. Você vai ver como é recompensador analisar isso também, até porque eventualmente a perda de medidas é mais acelerada que a de peso.

 

Trace metas. Defina o peso que pretende chegar. Se tiver muito peso a perder, pode dividir suas metas. Um pouco agora, outro tanto depois, com calma e sem stress: você vai chegar lá!

 

Crie seu diário alimentar. Há diversas ferramentas na Internet atualmente que servem para isso, mas a que eu usei por muito tempo e gosto até hoje é o FatSecret.
Nele você inclui tudo que come durante o dia e ele vai gerando o total de carboidratos líquidos, gorduras, proteínas e demais dados que você configure para aparecer.

 

Sem “jeitinho”. Não gaste sua cota de carboidratos líquidos em alimentos processados, não é uma maneira saudável de levar esse estilo de vida. Foque na comida de verdade, sem rótulos ou químicas.

 

Gostou das nossas dicas para dieta low carb?

 

Como você viu, seguir uma dieta Low Carb traz vários benefícios e ao contrário do que muitas pessoas pensam, existe uma vasta lista de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas essenciais para nossa saúde para incluir na sua alimentação Só falta dar o pontapé inicial, certo?

 

Pensando nisso, nós da  separamos uma lista de refeições Low Carb para você começar hoje mesmo a mudar sua rotina alimentar para melhor e promover sua saúde! É só clicar e escolher!